19 Benefícios das máquinas de remo | Já não tem desculpa para não treinar…

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Benefícios das máquinas de remo

Num ginásio cheio de elípticas, passadeiras e bicicletas, a máquina de remo foi outrora o equipamento com que se podia contar para ser desocupado. Bem, já não é mais assim.

De repente, os especialistas em fitness deliram com os benefícios das máquinas de remo. Veja também os nossos artigos sobre se as máquinas de remo são realmente eficazes e se pode utilizar uma máquina de remo todos os dias.

Vejamos agora os principais benefícios das máquinas de remo

✔️ É bom que pessoas de todos os níveis de fitness

Desde que tenha acesso a um ergómetro, pode adicionar remo à sua rotina de exercício. Este exercício também tem sido considerado seguro para pessoas com visão reduzida e para cegos.

Um estudo de 2015, incluindo 24 pessoas com visão reduzida, concluiu que o remo 5 dias por semana durante 6 semanas levou a uma diminuição significativa da massa gorda e da percentagem de gordura corporal total. Além disso, os participantes baixaram os seus níveis de colesterol, e a sua força nas costas e a flexão do tronco aumentaram significativamente.

✔️ É de baixo impacto

O remo queima calorias graves sem colocar mais stress nas suas articulações. Permite-lhe controlar o movimento e o ritmo, e é um grande exercício a que se deve recorrer para uma recuperação activa.

É por vezes recomendado como opção de exercício para pessoas com fases iniciais de osteoartrose.

Um estudo realizado em 2014 com 24 pessoas durante 8 semanas constatou que as rotações das articulações, no cotovelo, ombro, lombar, e joelho melhoraram em 30%.

O mesmo não se pode dizer dos exercícios de alto impacto, tais como corrida.

✔️ Alternativa à passadeira ou elíptica

Quando se trata de máquinas de exercício físico no ginásio, pode-se, no início, ignorar a máquina de remo.

No entanto, isto pode diminuir rapidamente quando a comparar com diferentes máquinas de exercício, tais como a passadeira e a elíptica.

Por exemplo, a passadeira centra-se principalmente na parte inferior do corpo, enquanto o ergómetro proporciona um treino de corpo inteiro. Enquanto a máquina de remo e a elíptica trabalham ambas a metade superior e inferior do corpo, a máquina de remo também trabalha os abdominais com cada golpe.

Há outras diferenças importantes a notar também, especialmente quando se trata de possuir uma máquina. Uma vez que uma máquina de remo pode ser dobrada, é possível arrumá-la quando não se está a utilizá-la. Isto é um benefício real para aqueles que vivem em espaços minúsculos.

Além disso, se viver num condomínio ou apartamento onde as pessoas estão abaixo de si, uma máquina de remo é muito mais silenciosa do que uma passadeira.

As máquinas de remo também tendem a ser mais acessíveis em termos de preço do que as passadeiras.

✔️ Vai esmagar calorias

Os peritos de saúde relatam que uma sessão de remo de 30 minutos queima até 377 calorias.

Não temos de lhe dizer que o número na escala não é tudo. Mas se estiver a tentar perder peso por razões de saúde, precisa de queimar mais calorias do que as que consome.

✔️ Excelente opção para construir massa muscular magra

O remo trabalha todo o seu corpo, desde a parte inferior do corpo até à parte superior do corpo. Podes argumentar que funciona com todos os músculos do teu corpo! Ao contrário dos exercícios tradicionais de cardio (como correr ou andar de bicicleta), o remo ajuda realmente a construir músculo.

Com o remo, tem de puxar com os braços/ costas e estender as pernas, estas contrações musculares estimularão os músculos e levarão ao crescimento muscular.

Como nota, isto não conduzirá a músculos semelhantes ao Hulk. Uma vez que o remo é um exercício de alta reputação e baixa resistência, ajudará a construir músculos finos e detalhados. Por isso, não espere ficar com um aspecto volumoso depois de remar algumas vezes.

✔️ Exercício Aeróbico Eficaz

O remo é uma das formas mais eficazes de exercício cardiovascular (isto é, aeróbico). Este tipo de exercício funciona os seus pulmões e coração e proporciona uma miríade de benefícios para a saúde, incluindo: perda de peso, aumento da resistência e um sistema imunitário mais forte.

Lembre-se, o exercício aeróbico é o exercício que requer oxigénio, é por isso que se fica sem fôlego. O remo é excelente para construir a sua base cardiovascular e condicionamento.

Ter uma base aeróbica mais forte é a chave para a saúde e a forma física em geral.

Benefícios dos máquinas de remo

✔️ Melhora a Postura

Juntamente com os benefícios da construção muscular mencionados no ponto anterior, o remo ajuda a reforçar a boa postura e posicionamento. Quando se puxa a pega numa máquina de remo, força-se a ter a espinha endireitada e alinhada na perfeição.

Isto reforça a boa posição da coluna vertebral com o seu corpo e ajudará a melhorar a sua postura geral.

Além disso, como mencionado anteriormente, o seu corpo começará a construir novo tecido muscular, especialmente os pequenos músculos das suas costas que ajudam a construir uma boa postura.

✔️ Exercício de Baixa Dificuldade (e fácil de aprender!)

O remo tem certamente as suas nuances e técnicas especiais, mas em geral, é bastante fácil de aprender a remar. Não precisa de ter um instrutor especial para o ensinar, pode simplesmente ver alguns vídeos sobre técnica, ou ler alguns artigos, e deve estar pronto para ir.

Além disso, se tiver uma câmara no seu telefone, pode sempre filmar-se e voltar a vê-lo mais tarde para ver o seu formulário. Isto permitir-lhe-á fazer quaisquer alterações técnicas necessárias.

✔️ Conveniência

Treinar em casa é uma grande poupança de tempo. Mesmo que se viva a 10 minutos do ginásio, são mais 20 minutos por dia de condução por dia (e uma hora e meia por semana!). Além disso, é preciso esperar em filas para que outras pessoas terminem de usar o equipamento que se quer usar… É um incómodo.

Com um treino em casa, não terá qualquer perda de tempo. Pode fazer exercício sempre que tiver um minuto livre. O seu equipamento de treino também não será coberto com o suor de outras pessoas (bruto!).

E, não terá de usar cacifos e chuveiros de ginásio desagradáveis. É difícil vencer a comodidade de um treino em casa!

✔️ Exercício de baixo risco

Uma das principais vantagens de utilizar uma máquina de remo é que é fácil nas suas articulações e músculos. É quase impossível ferir-se numa máquina de remo.

Ao contrário do treino de pesos que pode puxá-lo para fora de posição e causar lesões, a utilização de um remador prende-o numa posição segura e evita lesões. Isto torna-o uma excelente opção de treino para aqueles que são novos a fazer exercício, ou que estão a voltar ao exercício depois de fazer uma pausa.

✔️ Óptimo para a construção da força da parte inferior do corpo

Um dos maiores benefícios da utilização de uma máquina de remo é o facto de construir uma resistência inferior do corpo. A cada golpe, tem de se empurrar com força com as pernas.

Isto funciona com os seus quadríceps, tendões, e glúteos. Se procura construir pernas fortes e definidas, então o remo é o exercício certo para si!

✔️ Óptimo também para construir força na parte superior do corpo

Enquanto o remar constrói pernas mais fortes, também funciona a parte superior do seu corpo. Quando rema, é forçado a puxar com os braços e a parte superior das costas. Isto irá ajudar a construir bíceps mais fortes e irá ajudar a criar mais definição nas suas costas.

Há uma mancha de músculos da parte superior das costas, tais como os trapézios, os rombóides, os deltóides traseiros, e outros…. Todos eles são trabalhados quando se usa uma máquina de remo. Se procura construir uma parte superior do corpo mais forte, o remo é uma óptima opção.

✔️ Remar constrói a Força do seu Core

Quando rema, tem de manter o seu núcleo devidamente escorado. Com cada golpe, tem de contrair os músculos do seu núcleo. Isto ajuda a construir músculos abdominais fortes.

Pense nisso, quando remar alguns milhares de metros, isso significa que completou centenas de movimentos no seu remador. Cada uma desses movimentos exige que se faça essencialmente um “crunch”. Não admira que os remadores tendam a ter músculos abdominais tão fortes!

✔️ Remar é óptimo para aquecer os seus músculos

Uma vez que a utilização de uma máquina de remo utiliza praticamente todos os músculos do seu corpo, é uma das melhores formas de aquecer os seus músculos antes de se exercitar.

Fazer um aquecimento rápido antes do exercício é importante porque ajuda a aumentar a temperatura do seu corpo, bem como a fazer disparar todos os seus músculos. Os estudos mostram que fazer um aquecimento antes do exercício físico ajuda a melhorar o desempenho, e pode potencialmente reduzir as lesões.

✔️ Óptimo para a Saúde Cerebral

O remo é uma forma de exercício aeróbico (ou simplesmente “cardio”), que é um exercício que eleva o ritmo cardíaco e aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. O seu aumento do ritmo cardíaco é acompanhado por uma respiração mais dura, dependendo naturalmente da intensidade do treino.

Este aumento da respiração bombeia oxigénio extra para a sua corrente sanguínea, o que fornece mais oxigénio ao seu cérebro. Isto leva à “neurogénese” – ou à produção de novos neurónios cerebrais – em partes do seu cérebro que controlam a retenção de memória e o pensamento crítico.

A neurogénese aumenta o volume do seu cérebro e melhora o seu funcionamento. Além disso, acredita-se que adicionar mais neurónios ao seu cérebro ajuda a proteger contra os efeitos da demência.

✔️ Só são necessários 15 minutos

Pouco tempo? Um quarto de hora é tudo o que precisa. Certifique-se de que está a trabalhar consistentemente a cerca de 80% da sua intensidade máxima ao longo desses 15 minutos para resultados de queima de gordura. Ou se estiver a tentar queimar calorias, experimente um treino ao estilo Tabata em que emparelhe 20 segundos de 100% de esforço máximo com 10 segundos de descanso durante os 15 minutos completos.

✔️ Aumento da Resistência

Os exercícios da máquina de remo podem ser cansativos no início, mas os benefícios a longo prazo do exercício regular irão aumentar a sua resistência e dar-lhe mais energia. Uma vez que o exercício de remo é cardiovascular e funciona em todos os seus principais grupos musculares, é um passo acima de muitos outros tipos de equipamento de treino. Com o uso repetido, ganhará uma maior resistência e aumentará o seu metabolismo. Mais energia significa mais impulso para fazer as coisas de que gosta!

✔️ Conveniente

Só porque não se vive na água com um barco a remos sentado na doca não significa que não se possa desfrutar dos mesmos benefícios físicos do remo. Pode adquirir um remador acessível para utilizar no conforto e comodidade da sua própria casa. Por vezes, ficar motivado para fazer exercício é mais desafiante do que o próprio exercício. Exercícios sem complicações e acessíveis, como o remo, são muito mais atractivos. Também é óptimo, porque pode recrutar um companheiro de treino para se juntar a si para um encorajamento adicional.

✔️ É divertido

Se o exercício é algo que se teme, é muito mais difícil motivar-se para o fazer. Fazer um plano de fitness que lhe agrade é a sua chave para o sucesso. Uma vez que o remar resulta em todo o seu corpo, é mais fácil manter-se empenhado enquanto o faz. Além disso, pode desafiar-se a si próprio aumentando a resistência à medida que se torna um remador mais experiente. Ponha os altifalantes a funcionar e rema ao ritmo das suas faixas favoritas, coloque o seu programa favorito na televisão, ou recrute um companheiro de treino para um incentivo extra. Quando se tornar profissional, vai sentir-se tão bem que saltar para a sua máquina de remo será um prazer.

 

 

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