Contents
As melhores passadeiras para a sua casa
A passadeira é uma das máquinas de fitness mais conhecidas e mais amplamente utilizadas para manter a forma. É prático para o exercício em casa e ao seu próprio ritmo. Se decidiu comprar uma, provavelmente já reparou na multiplicidade de opções disponíveis. Há um grande número de marcas que as produzem e por vezes é difícil fazer a escolha certa. Mas qual o modelo a escolher entre as melhores marcas? Como é que o escolhe? O que pensam os desportistas? Responderemos a todas as suas perguntas neste guia e dar-lhe-emos alguns conselhos para garantir que a compra da sua futura passadeira seja feita em boas condições.
📝 Nota: tendo em conta a situação atual com a pandemia Covid-19, a maior parte de equipamentos de fitness encontram-se esgotados. No entanto, encontramos passadeiras disponíveis que apresentam uma boa relação qualidade / preço. Se vir alguma passadeira que goste, não hesite em fazer a compra, pois poderá esgotar no futuro próximo. 🛒
Melhores Passadeiras Decathlon
Se quer comprar uma passadeira online, não pode deixar de ver quais são as melhores passadeiras que a loja Decathlon tem para oferecer. preços bastante acessíveis é fácil escolher uma passadeira que satisfaça todos os seus desejos de fitness. Veja abaixo a nossa seleção das passadeiras que pode encontrar numa das lojas de desporto mais conhecidas em Portugal.
Passadeira de Caminhada W100
Se procura por uma passadeira não motorizada para se manter em forma, A W100 da Domyos é uma excelente escolha. Com uma inclinação fixa de 15% é uma ótima maneira de queimar calorias no conforto da sua casa.
Características
✔️ Dimensões: 122 cm x 110 cm x 66 cm
✔️ Peso: 29 kg
✔️ Dobrável
✔️ Peso Máximo Utilizador: 110 kg
Passadeira de Corrida T540C
Com uma inclinação motorizada 10%, a Passadeira de Corria T540C é uma boa compra se quer ficar em forma. Compatível com as aplicações Domyos Econnected e Kinomap, juntamente com coaching integrado
com 24 sessões com objetivos pré-gravados e ajustáveis esta passadeira vai ajudá-lo a chegar aos seus objetivos de fitness.
Características
✔️ Dimensões: 177 X 79 X 141 cm
✔️ Peso: 73 kg
✔️ Dobrável
✔️ Peso Máximo Utilizador: 130 kg
Passadeira de Corrida Intense Run
Se deseja uma máquina de fitness capaz de suportar maiores velocidades, a Passadeira de Corrida Intense Run é a sua melhor escolha. Capaz de atingir até 22 km/h e inclinação máxima de 15%. Também é compatível com as aplicações Domyos Econnected e Kinomap para o ajudar a monitorizar os seus treinos. Terá também a acesso a coaching com 40 programas pré-gravados e ajustáveis consoante o nível.
Características
✔️ Dimensões: 178 x 89 x 151 cm
✔️ Peso: 101 kg
✔️ Dobrável
✔️ Peso Máximo Utilizador: 150 kg
⬇ Se estiver com pressa e quiser ver os preços e metódos de pagamento das melhores passadeiras para a sua casa, clique nos links abaixo. ⬇
Nota: Todas as passadeiras podem ser pagas em 4 mensalidades. Para mais informações siga o link: Pagamento em 4 Vezes 🛒
Tabela de Conteúdos
Análise das melhores Passadeiras
🏆 Passadeira Fitfiu MC 100🏆
Esta passadeira está entre as melhores do mercado pelo seu desenho compacto e dobrável, que não ocupa muito espaço. Vem com um motor silencioso de 900 W, o que lhe permitirá atingir uma velocidade máxima de 10 km por hora. Portanto, esta passadeira é perfeita para principiantes ou para pessoas que queiram fazer caminhadas diárias e de baixa intensidade.
O seu sistema de amortecimento ao longo da passadeira permite-lhe realizar a sua rotina de exercício de uma forma agradável e sem colocar as suas articulações em risco. Tem um ecrã LCD que lhe permite visualizar todos os parâmetros do seu treino, enquanto inclui 12 programas para treinar.
É muito fácil de dobrar e o seu material ultra-leve torna-o muito compacto e prático de armazenar. Pode adquiri-lo na Amazon a um preço muito acessível.
- Sistema VCS: Diferentes níveis de amortecimento para proporcionar uma melhor experiência.
- Dobragem ultra-compacta: dobra-se facilmente, obtendo muito poucas medições.
- Estrutura de qualidade: A estrutura é 100% de aço inoxidável.
- Ecrã LCD: Ecrã LCD multifunções a partir do qual todas as medições são controladas.
- Velocidade máxima alcançada: Pode atingir uma velocidade máxima de 10km/h.
- Alguns utilizadores indicam que emite muito calor.
🏆 Passadeira YM Fitness 🏆
O YM Fitness é uma passadeira com um design compacto e elegante. É ideal para espaços pequenos, uma vez que é verdadeiramente compacto. Embora não se possa guardá-lo debaixo de uma cama, uma vez que a mão não se dobra.
É alimentado por um motor de 2 HP que lhe permite atingir uma velocidade de até 10 km/h. É recomendado para utilizadores até 120 kg que queiram um treino de intensidade leve a moderada.
As suas dimensões são 126 cm x 64 cm x 125 cm e dobrado para baixo até 126 cm x 64 cm x 60. Movê-lo de um lugar para outro não requer muito esforço, uma vez que pesa apenas 27 kg.
Tem uma consola básica com um ecrã LCD digital, Bluetooth, sistema de segurança com password, 12 programas de treino, e acesso à aplicação móvel FitShow.
O guiador da passadeira YM Fitness é ergonómico, com uma aderência suave e sensores de pulso.
- Armazenamento fácil
- Inclinação ajustável
- Peso leve
- Velocidade baixa
- Altitude baixa
🏆 Passadeira Sportstech F17 🏆
A Sportstech F17 é uma passadeira com um design minimalista, elegante e dobrável. Mede 144 x 72 x 124 cm e pesa aproximadamente 46 kg. Funciona com um motor silencioso de 2,5 HP, a sua velocidade é ajustável e atinge 12 km/h. Suporta um peso máximo de 120 kg.
Se tiver gostos exigentes, quiser um treino regular e tiver pouco espaço na sua casa para a sua localização, esta passadeira será ideal, pois ao dobrá-la, as suas medidas diminuem para 141 cm x 72 cm x 48 cm e incorpora algumas rodas que o ajudarão a movê-la facilmente.
Esta passadeira tem bandas laterais e uma banda de rodagem de 5 camadas com grande capacidade de absorção de choques, o que evita lesões nas articulações.
Tem uma consola moderna de fácil utilização com 12 programas diferentes de treino físico predefinidos e um ecrã LCD onde se pode monitorizar as calorias queimadas durante o treino, tempo, velocidade, distância, e também, acesso às aplicações KINOMAP e Home Fitness 2.0.
Incorpora altifalantes, suporte de tablet, ligação para auscultadores, USB e MP3. Inclui um fabuloso monitor do ritmo cardíaco.
- Capacidade até 120 kg
- Visor LED
- Sistema de lubrificação automática
- Oito a dez anos de vida útil
- Preço acima da média
- Inclinação não ajustável
🏆 Passadeira Sportstech FX300 🏆
A Sportstech FX300 é uma passadeira de alta gama compatível com a aplicação Kinomap e atinge uma velocidade máxima de 16 km/h. O seu design é elegante, atractivo e compacto. Dobrado as suas dimensões são 160 x 75 x 21 cm e o seu peso é 55 kg. Tem rodas que facilitam a sua deslocação.
Se o espaço que vai utilizar for pequeno e tiver vizinhos ou familiares que possam ser afectados pelo ruído do motor cada vez que vai fazer exercício, esta passadeira é a ideal para si, pois não ocupa muito espaço e pode facilmente armazená-lo no final do treino, e incorpora também um motor de 2 CV que emite pouco ruído.
Esta passadeira incorpora 5 camadas de acolchoamento na sua grande superfície de rodagem, o que significa que pode correr confortavelmente sem que a altura ou tamanho do seu passo seja um impedimento e as suas articulações não serão afectadas, esta passadeira tem um alto nível de amortecimento.
Inclui um visor LED, 9 programas de treino pré-instalados, porta USB, suporte para garrafas, suporte para dispositivos móveis. A passadeira tem uma superfície de rodagem muito larga medindo 120 x 51 cm e pode acomodar utilizadores com um peso até 110 kg. Compatível com acessórios de monitorização de treino, incluindo o cinto de pulso.
- Desenho compacto, fácil de armazenar
- Compatibilidade Kinomap para tornar o treino mais divertido
- Bom amortecimento
- Inovador sistema de dobragem
- Não tem inclinação ajustável
- Pode ser um pouco pesado para se deslocar
- Lubrificação manual
🏆 Passadeira DeskFit DFT200 🏆
O DeskFit DFT200 é para si se procura uma passadeira elegante para andar ou correr a velocidades muito baixas, que pode facilmente guardar, para uso de baixa intensidade ou para caminhar enquanto trabalha.
A sua superfície de corrida não é muito grande, pelo que foi concebida para pessoas com um pequeno passo. É uma das mais compactas do mercado, com uma largura de 17 cm uma vez dobrada. Pode guardá-lo debaixo do sofá, da cama ou mesmo encostado à parede, com um suporte incluído.
Pense que não foi concebido para grandes corridas. Atinge uma velocidade máxima de 7,1 km/hr, pelo que é utilizado mais para caminhadas rápidas do que para correr.
Não tem um ecrã LCD, mas pode ligar um tablet com uma aplicação específica para ver distância, calorias, velocidade, e outros dados em tempo real. Pode colocar a pastilha num suporte de plástico que vem com a máquina.
Em suma, é uma máquina que pode ser utilizada em espaços pequenos e armazenada muito rapidamente após a sua utilização.
- Perfeito se tiver pouco espaço e quiser guardar a fita quando terminar a sua utilização
- Design moderno e elegante
- Adequado para caminhar enquanto se trabalha
- O preço é um pouco elevado para os benefícios que tem
- Não recomendado para correr a alta velocidade
🏆 Passadeira Sportstech F31 🏆
Se quiser uma passadeira de alta gama para uso diário, com inclinação variável, tecnologia para simular ambientes reais e não tiver problemas orçamentais, a Sportstech F31 é uma escolha muito boa.
A F31 é uma das rainhas da sua categoria. Isto porque é adequado para quase todos os utilizadores (altos, baixos, pesados ou mais leves) que querem um desempenho excepcional.
A máquina está preparada para lhe dar muita potência (cerca de 3000 W de potência) mas não notará ruído excessivo para ter tanta potência.
Pode utilizá-lo todos os dias sem problemas a uma intensidade elevada. Permite atingir 16 Km/h, mas o que faz a diferença é… A sua inclinação! Pode ajustá-lo a um declive de 15%, ideal se quiser acrescentar dificuldade extra à sua corrida.
Uma das coisas que mais gosta na fita é a sua aplicação compatível com o Kinomap, onde pode fazer rotas reais e ver gravações de outras rotas numa televisão para as fazer a partir de casa. Além disso, para Android e IOs tem o aplicativo “SmartTreadmill” com o qual pode recolher os dados dos seus treinos (tempo, calorias, duração, etc.).
Não é uma máquina compacta, por isso não faria sentido comprá-la se planeia movê-la com frequência. As dimensões são 153 x 72 x 130 cm quando em uso e 96 x 72 x 130,4 cm quando dobrado.
Outro ponto diferencial é o seu acolchoamento de 6 camadas: a área de corrida tem diferentes camadas de acolchoamento para protecção das articulações e joelhos.
O seu ecrã de 5,5 polegadas e altifalantes de alta qualidade são a cereja no bolo para uma máquina com muitos pontos positivos. Mede o habitual, mas, além disso, a fita vem com uma banda para medir os pulsos.
A instalação é bastante simples, não demorará mais de 1 hora.
Que manutenção tem? Tudo o que tem de fazer é deitar um líquido que o fabricante lhe dará antes de começar a usar a correia, caso não tenha sido atirado para fora da fábrica. E depois deve ser substituído a cada 50 horas ou mais.
O preço é considerável e não é adequado para todos os bolsos, por isso tem as características que tem e o seu serviço pós-venda é tão impecável, que se esforçam por resolver qualquer problema.
- Ecrã LCD de alta qualidade
- Tecnologia Kinomap para simular corridas reais
- Muito silencioso pelo poder que tem
- Boa superfície de corrida, ideal para pessoas altas
- Serviço pós-venda impecável
- Preço adequado para poucos bolsos
- Não é recomendado se o quiser mover frequentemente de um lado para o outro
Guia para comprar uma passadeira de melhor qualidade ao melhor preço
Factores a considerar ao comprar a passadeira certa Aqui estão os factores mais importantes a considerar antes de comprar uma passadeira:
1. Tipos de passadeiras
Existem 2 tipos de passadeiras no mercado: fixas e dobráveis. Saber isto ajudá-lo-á a decidir qual o modelo que melhor se adapta às suas necessidades e espaço disponível para a sua localização.
As passadeiras dobráveis podem ser armazenadas sempre que se queira, enquanto os modelos fixos, como o seu nome sugere, devem permanecer no local onde as localizou, uma vez que, para além de serem grandes, são também pesadas.
As passadeiras fixas são recomendadas para aqueles que treinam diariamente, enquanto o desenho dobrável é mais adequado para aqueles que treinam nela 2 ou 3 vezes por semana.
2. Utilizações
Deve ser claro para que quer a passadeira: se a vai utilizar para caminhar, correr ou preparar-se para uma competição exigente. Se vai utilizar a passadeira para um treino pesado, opte por uma passadeira de 3 cv, e se só vai andar nela, uma passadeira de 1,5 cv irá funcionar para si.
3. Amortecimento
O sistema de amortecimento é uma das características mais importantes que deve considerar antes de comprar uma passadeira, pois é essencial evitar lesões nas articulações durante o treino.
O sistema de absorção de choques pode ser incorporado em toda a passadeira ou em algumas das suas camadas e a sua capacidade de absorver o impacto da corrida pode geralmente ser regulada até 40%.
4. Sistema de dobragem
Se quiser comprar uma passadeira que seja dobrável, verifique que tipo de sistema de dobragem tem, uma vez que a facilidade com que a pode guardar depende disso.
Recomenda-se que escolha uma passadeira com um sistema de dobragem hidráulico, uma vez que, além de ser de alta qualidade e precisão, o fecho é suave e não requer muito esforço. Certifique-se de que a passadeira tem rodas que lhe permitem deslocá-la facilmente de um lugar para outro.
5. Tamanho
Antes de comprar uma passadeira, verifique primeiro as dimensões do espaço em que a quer colocar. Isto deve ser feito independentemente de preferir uma passadeira fixa ou dobrável, uma vez que o espaço para a sua colocação deve estar sempre disponível.
Para além das medidas do local onde irá colocar a passadeira, é importante que tenha em conta as suas medidas físicas, para que possa escolher uma que tenha a altura certa e uma área de corrida que se adapte aos seus passos enquanto se exercita. Em geral, as passadeiras de 40 cm x 150 cm são as mais adequadas para diferentes tipos de utilizadores.
6. Capacidade máxima de peso
Este é um dos factores mais importantes a ter em conta, uma vez que quanto maior for a capacidade máxima de peso que a passadeira suporta, maior será a sua solidez, estabilidade, qualidade dos materiais utilizados na sua construção e desempenho do motor.
Conhecer o seu peso corporal ajudá-lo-á a saber qual a passadeira a escolher. Nunca escolha uma passadeira cuja capacidade de peso seja inferior à actual, mesmo que o seu objectivo quando o treino seja perder peso, uma vez que isso irá afectar e limitar o desempenho da máquina.
É aconselhável escolher uma passadeira que suporte mais 10 ou 20 kg do que o seu peso corporal, ou seja, se o seu peso corporal for 80 kg, compre uma passadeira que suporte 100 kg ou mais, desta forma funcionará melhor e, se desejar, pode adicionar peso ao seu treino para o tornar mais intenso.
7. Motor
Nem todas as passadeiras têm o mesmo tipo de motor e isto deve ser sempre tido em conta. Para saber que potência e desempenho o motor da passadeira que vai comprar deve ter, primeiro analise o uso que vai dar à passadeira e as suas características físicas. Quanto mais exigente for o seu treino e quanto maior for o seu peso corporal, mais potência deverá ter o motor, o que garantirá o correcto funcionamento da máquina.
Opte por passadeiras com picos de alta potência, pois servir-lhe-ão para todos os tipos de treino, incluindo sprint e treino intervalado. Os motores que oferecem uma garantia de 10 anos ou mais, são de melhor qualidade do que os que têm uma garantia de 1 ou 2 anos.
Tenha em mente que os motores CA tendem a ser mais resistentes a mudanças na passadeira, tais como inclinação e velocidade, enquanto os motores CC são silenciosos e não perturbarão os seus vizinhos.
8. Velocidade
A velocidade é um dos factores mais importantes a considerar antes de comprar uma passadeira. Para treinos ligeiros a moderados, uma corrida com uma velocidade máxima de até 14 km/h será suficiente, enquanto que para treinos mais exigentes, como o efectuado por quem se prepara para uma competição desportiva, a passadeira ideal deve atingir uma velocidade máxima de pelo menos 20 km/h.
9. Inclinação
Quando treina numa passadeira inclinada ajustável, aumenta o seu consumo calórico e exercita diferentes partes do seu corpo, obtendo assim melhores resultados num curto espaço de tempo.
Antes de comprar uma passadeira, certifique-se de que esta tem um sistema inclinado, uma vez que nem todas as passadeiras o têm. Desta forma, pode realizar diferentes tipos de exercícios e fortalecer vários grupos musculares com apenas uma máquina.
Geralmente, a inclinação das passadeiras pode ser regulada até 15º, quer manualmente quer electronicamente; contudo, em alguns modelos, a inclinação pode ser modificada em mais de 35º.
A tabela seguinte mostra as calorias consumidas por um utilizador médio (65 kg) a andar a 6,5 km/h em diferentes níveis de inclinação:
INCLINAÇÃO | CALORIAS POR HORA |
---|---|
Sem inclinação (0%) | 362 |
1% | 391 |
5% | 660 |
10% | 660 |
15% (Máximo normalmente) | 850 |
[wpdatachart id=1]
10. Tipo de consola
Um dos aspectos mais importantes a considerar antes de comprar uma passadeira é o tipo de consola que esta possui. As consolas básicas exibem informações básicas durante o treino, tais como velocidade e tempo de treino; enquanto as consolas modernas exibem a inclinação da passadeira, ritmo cardíaco, peso corporal, calorias consumidas, etc.
As melhores passadeiras com ecrãs incorporam geralmente uma consola moderna com LCD, sistema digital programado com várias opções para treino e armazenamento de dados, mesmo ligação wifi, acesso a aplicações móveis de fitness e compatibilidade com dispositivos móveis.
11. Acessórios
Os acessórios que uma passadeira tem são outro factor a considerar antes de fazer uma compra. Entre os acessórios essenciais que cada passadeira deve ter estão um suporte para garrafas, tapetes de chão, uma ventoinha, altifalantes, uma ligação MP3 ou iPod e rodas de transporte, estas últimas são uma grande ajuda no transporte da passadeira para o seu local de armazenamento.
Os acessórios são utilizados em muitas ocasiões e muitas vezes não lhes damos a atenção que merecem, sendo os mais importantes:
- Rodas de transporte. Quase todos os modelos os têm, mas são realmente úteis para transportar o cinto à volta da casa.
- Porta-garrafa. Acessório muito prático, especialmente se vai correr durante muito tempo na passadeira.
- Ligação para iPod e altifalantes. Pode ligar o seu dispositivo de reprodução directamente à passadeira para ouvir a sua música favorita enquanto faz exercício.
- Ventilador. É uma óptima maneira de arrefecer durante o treino.
12. Monitor de Ritmo Cardíaco: O seu maior aliado
Quando se trata de aproveitar ao máximo o seu treino, há um aliado com quem pode fazê-lo e é a melhor forma de avançar no seu estado de forma, conhecendo sempre o seu estado actual da forma mais fiável, uma vez que controlando os pulsos, verá a sua evolução e poderá continuar a melhorar dia após dia.
Escolha da passadeira de acordo com o nível de utilização e desporto
A atividade física é essencial para a saúde e o bem-estar. Ao escolher a passadeira como aliada, é importante definir as suas capacidades atléticas e os objetivos que pretende atingir.
Tipo de Utilização
Um dos principais factores a ter em conta é a utilização que vamos dar à nossa passadeira e, com base nela, analisar o resto dos factores para o fazer correctamente no nosso processo de compra.
Temos de analisar se queremos a passadeira para corrida, marcha ou treino de velocidade explosiva. Também e muito importante é o tempo que lhe vamos dedicar ou se vamos ser várias pessoas que vão utilizar a passadeira.
De acordo com estes dados, teremos de escolher um poder para a nossa passadeira e para isso, deixamos-lhe a seguinte tabela como guia:
USO | POTENCIA Cv | POTENCIA MÍNIMA | PESO CORP. > 90 Kg |
---|---|---|---|
Andar | 1,75 Cv | 1,25 Cv | 2,25 Cv |
Corrida | 2 Cv | 1,5 Cv | 2,5 Cv |
Velocidade | 2,5 Cv | 2 Cv | 3 Cv |
Utilização ocasional (principiante)
Se o seu objetivo é simplesmente uma boa forma física ou reabilitação, bastam alguns minutos de exercício por dia. Assim, não precisa de uma passadeira com um motor potente. Acima de tudo, concentre-se no conforto para que possa sempre desfrutar do seu treino. O regresso ao desporto é um passo delicado, especialmente quando se quer perder peso. Por conseguinte, é importante não saltar os passos e querer fazer demasiado desde o início, uma vez que isso seria contraproducente. Se o seu orçamento assim o permitir, opte por um tapete que acompanhará o seu progresso.
Utilização regular (treino)
Participar nos próximos Jogos Olímpicos não está na sua lista de objetivos, mas continua a querer manter uma excelente forma física. Terá, portanto de utilizar a sua passadeira regularmente e não apenas para caminhadas rápidas. O motor incorporado deve ser suficientemente potente para lhe permitir realizar os programas de formação que satisfaçam as suas expectativas. Preferem uma passadeira com um sistema de inclinação de pelo menos 10% para um trabalho muscular eficaz.
Utilização intensiva (desempenho)
Tem um programa de treino intenso e está à procura de uma passadeira que o possa acompanhar? Escolher uma passadeira com uma superfície e um motor adequados para cada passo. O sistema de inclinação é também um critério a ter em conta para treinos intensos e duradouros. Se o seu nível desportivo for elevado, aconselhamo-lo a escolher um dispositivo capaz de exceder 20 km/h, permitindo-lhe fazer sessões divididas sem quaisquer limitações técnicas.
As vantagens e benefícios da passadeira motorizada
A compra de uma passadeira será um dos melhores investimentos que poderá fazer, para o seu bem-estar.
É tempo de lutar contra a vida sedentária, com todos os problemas que a acompanham se ainda não tiver 50 anos de idade. Pode ainda não ter colesterol, hipertensão ou mesmo diabetes, mas estes problemas surgem mais cedo ou mais tarde quando se está parado durante 90% da sua vida.
Contudo, para que possa fazer a escolha certa e comprar uma das melhores passadeiras do mercado, é importante que considere alguns factores antes de fazer a sua compra.
Por exemplo, o orçamento que tem disponível, o uso que fará dele, o tipo de treino que deseja fazer e o lugar onde o colocará. Desta forma, saberá qual o modelo que tem a velocidade, desempenho, amortecimento, tamanho e preço que melhor se adequa às suas necessidades.
Ao permitir-lhe recriar as condições de uma sessão de corrida em casa (sem o tempo), a passadeira oferece todas as vantagens do exercício sem os inconvenientes.
Permite-lhe correr em qualquer altura e ao seu próprio ritmo.
As condições meteorológicas nem sempre são favoráveis aos desportos ao ar livre. Se gosta particularmente de correr, é quase impossível encontrar uma rota que possa ser utilizada em qualquer altura. Com a passadeira, é livre de praticar sempre que quiser e ao seu próprio ritmo.
Contribui para a perda de peso
Se iniciar um programa de perda de peso, o exercício desempenha um papel central. A corrida é uma das atividades mais eficazes para o fazer. Faça da passadeira o seu aliado diário e será capaz de eliminar facilmente aqueles quilos extra.
Permite-lhe queimar muitas calorias
A corrida é um exercício que requer muita energia. Assim, a utilização regular de uma passadeira permitirá queimar muitas calorias mais ou menos rapidamente. A intensidade que se coloca em cada exercício é crucial para o conseguir.
Evita choques e protege as articulações
A corrida tem a reputação de ser traumática para as articulações, especialmente para os joelhos e tornozelos. Para contrariar isto, a maioria das passadeiras incorporam amortecedores de choque para lhe permitir correr em segurança. Correr numa passadeira também é seguro porque não tem de se preocupar em esbarrar em rochas ou buracos, como pode fazer quando corre em qualquer tipo de terreno.
Desenvolve a capacidade cardiovascular
Tal como andar de bicicleta ou nadar, correr coloca uma enorme tensão sobre o músculo cardíaco. Além disso, permite respirar melhor e, portanto, oxigenar melhor os tecidos. Ao optar por sessões regulares de exercício numa passadeira, protege-se de muitas doenças cardiovasculares.
Melhora a resistência
Se não estiver habituado a praticar desporto, é possível que o menor esforço possa rapidamente fazer com que fique sem fôlego. Algumas escadas e já está a ter dificuldades em respirar? Utilize a passadeira para melhorar a sua capacidade respiratória. Embora o exercício possa parecer extenuante no início, os seus benefícios são perceptíveis bastante rapidamente. Com o tempo, sentir-se-á melhor consigo próprio e terá resistência suficiente para correr e praticar outros desportos.
Permite-lhe acompanhar diariamente o seu progresso
Há algo de motivador em saber que se está a fazer progressos diariamente. A passadeira permite-lhe acompanhar de perto os esforços que faz. Tem acesso diário a informações tais como distância percorrida e calorias queimadas. Isto permite-lhe acompanhar os seus objectivos e ajustá-los à medida que avança.
Tem um efeito positivo no moral e elimina o stress
A corrida é uma ótima forma de aliviar o stress. Enquanto se corre, não se tem a oportunidade de pensar nos fatores de stress da vida quotidiana. O que importa é o quanto está a esforçar-se neste momento. Após um longo dia, não há melhor maneira de desabafar. No final, todos os músculos estão relaxados e o stress dá lugar ao relaxamento.
Beneficiosa para Coração
A passadeira é uma máquina cardioeléctrica muito útil para o diagnóstico de várias doenças cardíacas, possíveis bloqueios das artérias coronárias e outros possíveis problemas cardíacos. O corpo tende ou em muitas ocasiões não mostra quaisquer sintomas de problema até ser submetido a uma certa pressão, pelo que uma sessão de passadeira colocará o corpo sob certo stress que nos fará detectar se temos algum problema no nosso corpo.
Numerosos estudos médicos demonstraram que as pessoas que foram submetidas a um teste de passadeira e cujos resultados não foram inteiramente normais, têm pelo menos o dobro da probabilidade de sofrer de algum tipo de problema cardíaco do que as pessoas que obtiveram um resultado com os valores esperados dentro das médias estabelecidas.
A utilização de passadeiras irá sem dúvida melhorar a circulação sanguínea e ajudar a baixar a pressão arterial, fortalecendo assim o coração e protegendo o nosso corpo de várias doenças dos vasos sanguíneos, reduzindo a lipoproteína de baixa densidade, conhecida como “mau colesterol”, e aumentando os níveis de lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”.
Bom para diabéticos
O exercício regular com uma passadeira será um factor muito importante no controlo dos níveis de insulina em pessoas com problemas de diabetes, especialmente diabéticos de tipo 2. Estudos demonstraram que o exercício regular irá baixar os níveis de açúcar no sangue nestes doentes.
Uma sessão de mais de 20 minutos numa passadeira, fará com que os nossos músculos obtenham a energia da glicose e reduzirá os seus níveis no sangue graças ao fígado que a irá libertar. Outro benefício das sessões regulares é que ajudará o seu corpo a regular as hormonas que induzem o sono, permitindo um melhor descanso e regulando os ciclos do sono, o que ajudará a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Amiga do Ambiente
Muitas vezes queremos sair para uma corrida por várias razões, seja por falta de tempo, condições meteorológicas, superfícies irregulares ou mal iluminadas, entre outros factores, pelo que ter uma passadeira na nossa casa eliminará todos estes “contras” e podemos forçar-nos a fazer exercício sem arranjar desculpas. Também em alguns casos a segurança é outra razão comum para as pessoas destacarem a utilização de uma passadeira, especialmente nas mulheres que não gostam de correr sozinhas.
Multitask E Monitorização
Enquanto fazemos uma sessão de exercício com a nossa cassete poderemos realizar várias tarefas, já que estaremos a correr ou a andar, mas ao mesmo tempo poderemos ver televisão, ouvir música, verificar e-mails, ler um livro, navegar na Internet e até mesmo trabalhar. Para esta última utilização, foram feitas fitas especiais para serem utilizadas no ambiente de trabalho enquanto se trabalha, tal como as fitas da marca Life Span.
Quando estamos a fazer exercício na passadeira, podemos saber exactamente muitos dados, tais como a distância percorrida, a velocidade a que temos estado a trabalhar ou a inclinação da superfície de corrida.
Todos os dados registados podem ser guardados para verificar periodicamente a evolução que estamos a realizar, ver se estamos a atingir os objectivos que estabelecemos e analisar onde temos os nossos pontos fortes e fracos, a fim de alcançar uma melhoria constante na nossa formação.
Pode ser facilmente armazenado com a versão dobrável
A passadeira é uma máquina de fitness que se pode usar em casa. É fácil de usar e cabe-lhe a si definir o seu próprio ritmo. Se escolher um modelo dobrável, não terá de arranjar muito espaço para ele. Demora apenas alguns minutos a montar e armazenar.
Inconvenientes, precauções e conselhos
Podemos apontar algumas desvantagens de usar uma passadeira, tais como o ambiente constante que pode levar ao tédio, porque terá um ambiente em constante mudança na rua.
Outra desvantagem é que a utilização de passadeiras exigirá um certo esforço que não terá de fazer se o fizer na rua.
Também não terá a irregularidade do terreno que pode significar, por exemplo, uma maior queima de calorias se correr numa certa inclinação, embora este seja um factor que muitas passadeiras podem ultrapassar graças à sua inclinação automática.
Aqui estão algumas dicas que em muitos casos podem parecer óbvias mas vale a pena mencionar para obter uma prática totalmente segura ao fazer o seu treino cardiovascular com a nossa passadeira:
- Iniciar a actividade lentamente. Pode começar com uma caminhada ou uma corrida lenta durante os primeiros 5 minutos.
- Aumente a sua velocidade em pequenos intervalos de 3-4 km/h.
- Prepare a sua fonte de hidratação e tenha cuidado quando for beber, é aconselhável abrandar.
- Se tiver algum problema, consulte o seu médico para ver se pode e deve fazer exercício numa passadeira.
- Não coloque objectos atrás da máquina, pois pode bater-se com eles em caso de acidente.
- Usar os sapatos certos. Deve ser sempre calçado confortável, e se for novo, é melhor usá-lo alguns dias antes de fazer uma sessão de treino com ele, para que se ajuste aos nossos pés e nos sintamos tão confortáveis quanto possível.
Tenha em mente que pode sofrer um acidente enquanto faz o seu treino, e que pode causar certos ferimentos tais como queimaduras ou contusões quando cai sobre o tapete.
Antes de realizar a sua sessão de treino, deve ter em conta uma série de recomendações para garantir que os exercícios que vai fazer são os mais optimizados possíveis. Vejamos os mais importantes:
- Beba entre 0,5 e 0,7 litros de água nos 90 minutos que antecedem o treino. Os treinos em passadeiras são normalmente mais longos do que 20 minutos, durante os quais se pode suar muito e ficar desidratado mais tarde, pelo que é importante começar os treinos bem hidratados.
- Transportar uma garrafa de água de pelo menos 0,5 litros. É importante que se mantenha hidratado durante o seu treino para que não tenha quaisquer problemas.
- Certifique-se de que vai à casa de banho antes do treino. Uma pausa no exercício pode provocar a perda do ritmo do treino e dos benefícios que o acompanham.
- Usar meias grossas e altas. O seu uso evitará o risco de bolhas que podem tornar os treinos especialmente dolorosos.
- Aquecer e arrefecer. Antes de cada treino, passe algum tempo a aquecer os músculos e a esticá-los. Da mesma forma, ao terminar o treino, passe algum tempo a arrefecer e a esticar os músculos.
- É normal ser tentado a agarrar-se ao guiador, mas se se agarrar às pegas, o seu consumo calórico será menor. Idealmente, deverá aprender a mexer os braços enquanto corre e utilizar o mínimo possível o guiador.
- Preste atenção aos ajustes da passadeira, tendo em mente a localização dos botões de velocidade e inclinação, pois estes serão os botões principais que utilizará durante o treino.
- Utilizar grampos de segurança. O clipe de segurança ajudá-lo-á no caso de perder o equilíbrio, uma vez que a passadeira irá parar completamente e o risco de um grande golpe será grandemente reduzido.
Perguntas Frequentes acerca das passadeiras
Que passadeira devo comprar?
Se ainda tiver dúvidas depois de ler o guia de compras. Aqui está uma ideia para escolher a melhor passadeira para a sua casa:
- Dependendo de quantas horas por dia se gasta com ele, terá de se gastar mais.
- Vai correr, andar ou correr a correr. Deve ter um motor potente e um bom alcance de velocidade.
- Ver nos comentários dos utilizadores que não é barulhento.
- A garantia destas máquinas em funcionamento é normalmente de dois anos.
- Lembre-se que estas passadeiras não são profissionais, mas domésticas para uma utilização máxima de cerca de 3 horas por dia.
Quais são as melhores marcas de passadeiras?
Entre outras, as marcas mais conhecidas de passadeiras são:
- BH Fitness
- Sportstech
- YM
- CitySports
- Ultrasport
- Walkslim
- Fitfiu Fitness
- Bluefin Fitness
O que é melhor: uma passadeira com ou sem motor?
As passadeiras não motorizadas ou magnéticas são aquelas em que se tem de empurrar a passadeira com os pés para realizar o treino. As passadeiras com motor ou passadeiras eléctricas são aquelas que podem mover a passadeira de forma completamente automática, sem necessidade de qualquer tipo de impulso.
As passadeiras sem motor são recomendadas para pessoas saudáveis e em forma, caso contrário uma passadeira eléctrica para a casa é muito mais recomendável porque gera o impulso necessário para caminhar ou treinar.
Entre as muitas vantagens que existem entre uma passadeira com ou sem motor está a possibilidade de intervalos de corrida, corrida contínua a uma certa velocidade, treino de resistência controlando tempos e velocidades.
Porque é que as pessoas andam para trás nas passadeiras ao longo dos planos de fisioterapia?
Andar para trás encoraja a activação do tendão que tira o stress da porção anterior de um joelho afectado. Por exemplo, durante uma recuperação LCA (lesão do ligamento cruzado anterior) os fisioterapeutas encorajam a activação do tendão do tendão para promover um ambiente seguro para que o novo enxerto cicatrize.
Será melhor correr mais depressa sem inclinação, ou mais devagar com uma inclinação mais acentuada?
Deve fazer ambos para uma boa forma física equilibrada. Ajuste tanto a velocidade como a inclinação durante o seu treino, e pode simular melhor o terreno em mudança de uma corrida de estrada. Os treinos mais lentos de subida aumentam a força e a potência, enquanto que os treinos mais rápidos e planos aumentam a resistência, a resistência e a velocidade dos pés.
As passadeiras são apenas para pessoas que gostam de correr?
Pode realizar vários exercícios em passadeiras, incluindo caminhar e correr, bem como correr. O objectivo de uma passadeira é pôr o seu corpo em movimento. É possível obter grandes resultados caminhando, treinar a inclinação, e correr numa passadeira. É também uma grande adição à rotina HIIT, levantamento de peso, e muito mais.
O que torna uma passadeira mais cara do que outra?
As passadeiras que têm um preço mais elevado podem vir com características mais avançadas como ecrãs tácteis, aplicações programadas e programas de treino, motores maiores e mais fortes, maior capacidade de inclinação, e mais.
Porque devo investir numa passadeira para casa quando posso correr para fora gratuitamente?
Sim, pode correr lá fora todos os dias de graça! Mas a questão é: “Você? Muitos dos proprietários de uma passadeira doméstica exercitam-se de forma mais regular. Ter uma peça de equipamento tão versátil em sua casa elimina muitas desculpas que as pessoas usam para evitar fazer exercício durante o dia, inclusive:
- “Eu não tenho tempo para ir ao ginásio”.
- “Não tenho ninguém para vigiar os meus filhos”.
- “Está demasiado frio lá fora para correr”.
- “Está demasiado calor lá fora para correr”.
- “Está demasiado chuvoso lá fora para correr”.
- “Está demasiado escuro lá fora para correr”.
- “Não posso deixar o meu animal de estimação sem vigilância”.
- “Não me sinto seguro a correr sozinho lá fora”.
- “Não me sinto confortável a fazer exercício à frente de outras pessoas”.
Encorajamos todos a experimentar o ar livre quando for possível, mas também compreendemos a conveniência e a importância de uma passadeira. Com uma passadeira, pode correr independentemente do tempo que estiver lá fora, e não tem de se preocupar com perigos, tais como tráfego em sentido contrário, estranhos, ou escorregar no gelo ou gravilha.
Utilizar uma passadeira é tão eficaz como correr ao ar livre?
Uma passadeira irá criar uma pista de corrida ideal que não terá buracos escondidos, grandes ramos a atravessar o seu caminho, e uma variedade de outros obstáculos que podem tornar a corrida perigosa. Não só a sua experiência de corrida é suave e consistente numa passadeira, como também tem total controlo sobre a sua velocidade e a inclinação. Recomendamos que ajuste a sua inclinação para 1,5 para imitar o nível de dificuldade de corrida numa estrada plana ao ar livre.
Ainda posso trabalhar se estiver a trabalhar numa secretária com passadeira incorporada?
Pode escolher o seu próprio ritmo enquanto utiliza o nosso ambiente de trabalho personalizado para fazer o seu trabalho. Demora um pouco de tempo a adaptar-se ao movimento enquanto escreve num computador ou escreve em papel, mas em pouco tempo, poderá fazer tudo isto. Há mesmo uma série de estudos que mostram benefícios positivos em estar de pé numa secretária em vez de estar sentado todo o dia, bem como em mover as pernas enquanto trabalha numa secretária para aumentar a produtividade e o pensamento criativo.
As passadeiras requerem sapatos especiais?
Quaisquer sapatos com que correria ao ar livre seriam adequados para caminhar ou correr numa passadeira. Ao utilizar uma passadeira, evitará cascalho, vidro partido, ou outros detritos encontrados na estrada que possam causar desconforto e ferimentos.
As passadeiras dobráveis são robustas? Como são diferentes das passadeiras não dobráveis?
As passadeiras dobráveis são concebidas para casas com espaço de treino limitado. Têm decks que podem ser dobrados para cima quando o exercício termina. Normalmente o processo de dobragem é muito simples; demora menos de um minuto e requer pouca força física.
Era uma vez, a escolha de uma passadeira dobrável exigia fazer alguns compromissos em termos de estabilidade, potência motora, tamanho da via e características especiais. Contudo, a maioria das passadeiras dobráveis são hoje tão robustas e ricas em características como as passadeiras não dobráveis.
Para ecrãs da passadeira, qual é a diferença entre o LCD e o LED?
LCD significa “ecrã de cristais líquidos” e LED é a abreviatura de “díodo emissor de luz”. A tecnologia mais recente é o ecrã LED. Proporciona mais clareza e é de alto contraste em qualquer ângulo. Com um ecrã de cristais líquidos, por outro lado, a leitura pode ser difícil de ver dependendo do ângulo do visor.
O LED é uma melhor escolha quando a longevidade é importante. Este tipo de tecnologia de visualização em esteira aguenta-se melhor sob as vibrações da máquina de cardio. Também custa menos a reparação. Se um LCD se queimar, então toda a consola precisa de ser substituída. Mas se um visor LED tiver problemas, pode substituí-lo peça por peça em vez de obter um monitor de dados totalmente novo.
Porque é que algumas passadeiras são tão caras?
Geralmente, há um par de coisas que tornarão uma passadeira mais cara :
As passadeiras de maior especificação têm geralmente um motor potente e uma melhor qualidade de construção em geral. Por exemplo, uma passadeira mais barata pode ter um motor de 1.5 Cv, enquanto uma passadeira mais cara pode ter um motor de 3 Cv. Não só o motor maior suportará um maior peso e velocidade, como também tenderá geralmente a durar mais tempo.
A funcionalidade da consola pode variar muito, dependendo do preço da passadeira. A preços mais elevados, seria de esperar uma consola interactiva de ecrã táctil com uma vasta gama de programas de treino predefinidos, integração de bluetooth e muito mais. Enquanto que na parte inferior da gama de preços tenderá a obter uma consola mais básica.
Algumas passadeiras são caras, mas realmente obtém-se aquilo por que se paga.
Como é que as passadeiras medem o ritmo cardíaco?
Muitas passadeiras vêm com sensores de ritmo cardíaco para monitorizar o seu ritmo cardíaco. As passadeiras básicas têm pegas manuais com sensores incorporados, mas estes requerem que as agarre enquanto corre, o que pode não ser natural (particularmente se estiver a correr depressa). Muitas passadeiras têm também uma banda de rodagem (por vezes sem fios), que é geralmente mais precisa e muito mais fácil de usar. Esteiras mais avançadas aumentarão ou diminuirão a velocidade ou inclinação, dependendo do ritmo cardíaco do corredor.
As passadeiras são ruidosas?
Sim, as passadeiras podem ser ruidosas. No entanto, existem várias formas de reduzir o ruído:
- Utilizar a passadeira numa superfície plana.
- Coloque almofadas anti-vibração e antiderrapantes debaixo dos cantos/rodas.
- Através do uso, o desgaste natural pode aumentar o ruído produzido pela passadeira. Assim, a manutenção regular é uma obrigação, especialmente o estado da esteira.
Quanto pesam as passadeiras?
As passadeiras pesam geralmente entre 70 kg a mais de 300 kgs, dependendo das dimensões físicas da passadeira, dos materiais a partir dos quais é construída e do tamanho do motor.
O que são passadeiras manuais?
Numa passadeira manual, o corredor tem de mover a correia “manualmente” sem a ajuda de um motor eléctrico. Se não se mexer, o cinto não se move. Há algumas provas que sugerem que correr ou andar numa passadeira manual requer mais esforço, uma vez que não existe um impulso artificial gerado pelo motor eléctrico. Isto torna-o mais semelhante a andar ou correr ao ar livre. As passadeiras manuais também tendem a ser mais silenciosas do que as passadeiras motorizadas.
A que velocidade podem ir as passadeiras manuais?
A maioria das passadeiras manuais só atingem uma velocidade máxima de 20 quilómetros por hora, o que significa que um corredor com uma aptidão média teria dificuldade em atingir uma velocidade de corrida decente. Assim, as passadeiras manuais não são geralmente as mais adequadas para correr. Além disso, a maioria das passadeiras manuais têm um piso de corrida com cerca de 114 cm de comprimento que é bom para os corredores, mas demasiado curto para a maioria dos corredores.
Quanto tempo duram as passadeiras manuais?
Uma passadeira manual pode durar até 250.000 quilómetros, dependendo do seu peso e da forma como a utiliza.
As passadeiras manuais são silenciosas?
As passadeiras manuais não têm motor eléctrico, por isso são frequentemente mais silenciosas do que as suas equivalentes eléctricas.
Tal como com uma passadeira eléctrica, existem várias formas de reduzir o ruído:
- Use a passadeira numa superfície plana.
- Coloque almofadas anti-vibração e antideslizantes debaixo de cantos/rodas.
- Tal como acontece com uma passadeira eléctrica, através do uso, o desgaste natural pode aumentar o ruído produzido pela passadeira.
- Assim, a manutenção regular é uma obrigação, especialmente o estado da passadeira.
Quantos anos duram as passadeiras?
Uma passadeira pode durar de 10 a 12 anos. Com os devidos cuidados, a sua passadeira pode durar muito mais tempo, dependendo da frequência com que a utiliza.
As passadeiras têm um limite de peso?
Os limites máximos de peso nas passadeiras são frequentemente utilizados como um indicador de resistência e durabilidade. Na realidade, no entanto, há muito mais. Fabricantes de renome testam a resistência dos seus produtos mecanicamente através de pés rotativos, testes de esforço electrónicos e com corredores humanos de vários pesos.
Assim, um limite de peso oferecido por estes fabricantes pode certamente ser um bom indicador – mas também terá de considerar o seu estilo de corrida. Por exemplo, um corredor de 90 kg com pés pesados, com um ritmo de 14 km/h, irá stressar seriamente uma passadeira com um limite de peso de 130 kg. Da mesma forma, um corredor de 120 kg também irá stressar a mesma passadeira.
A regra geral aqui é não utilizar limites de peso da passadeira como o único indicador de durabilidade e resistência.
Que velocidade atingem as passadeiras em funcionamento?
A maioria das máquinas em funcionamento pode atingir velocidades de até 16 km/h (aproximadamente 10 mph). As passadeiras de topo de gama podem permitir atingir velocidades de 20 km/h e superiores. Lembre-se, quanto mais rápido quiser correr, mais importante é a qualidade de construção.
Conclusão
Todas as principais marcas de equipamento desportivo, tais como Decathlon, Sportzone ou outras oferecem passadeiras, mas raramente são os modelos mais eficientes. Aconselhamos a não ir directamente a uma destas lojas para fazer compras, mas sim para comparar preços na Internet antes. É aí que encontrará as melhores ofertas e os preços mais baixos. Depois de analisar online, aí sim tomar uma decisão informada.
No entanto, tenha cuidado para não olhar apenas para o preço. A utilização de uma passadeira pode envolver certos riscos em equipamento de gama baixa. Tem de estar ciente de que a qualidade tem um preço, mas é um investimento para a sua saúde e ao longo do tempo.
Fazemos o nosso melhor para lhe oferecer uma comparação para o ajudar a escolher a melhor passadeira possível. Se nos faltou alguma informação ou novos modelos, por favor, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo ou enviar-nos uma mensagem.
Excelente esclarecimento, boas informações. Obrigado.
Continuação de boa saúde e de trabalho
A informação está muito completa e foi muito útil, pelo que aqui fica o meu obrigado.