Quais são os Efeitos Secundários de usar uma passadeira?

efeitos secundários de treinar numa passadeira

Efeitos Secundários de usar uma passadeira

A utilização de uma passadeira como com qualquer outro equipamento de fitness não deixa de ter os seus efeitos secundários. A passadeira provavelmente tem mais porque ainda há muito impacto quando se usa uma. É preciso ter cuidado para garantir que quaisquer efeitos secundários não piorem. Aqui passo pelos efeitos negativos e positivos que poderá ter ao fazer exercício numa passadeira. Veja o nosso artigo sobre as melhores passadeiras no mercado atualmente.

Efeitos secundários negativos

❌ Articulações doridas

Correr para o exterior pode causar isto e o mesmo pode acontecer com uma passadeira. Ainda são muito pesadas nos joelhos à medida que se batem as milhas. Este é especialmente o caso se se estiver a correr. As passadeiras podem causar problemas nos joelhos ou piorar as dificuldades ou dores existentes nos joelhos. Este é muito o caso de pessoas que tenham sido operadas ao joelho ou que tenham uma fraqueza inerente ao joelho.

❌ Cãibras nas pernas

Esta é uma condição de espasmo muscular que pode causar dor e rigidez e uma passadeira de mão pode causá-la. Quando ocorre, é necessário parar de se exercitar até que se esclareça. A razão pela qual acontece não é totalmente conhecida, mas é um efeito secundário muito desagradável. Felizmente, não ocorre com muita frequência, mas quando ocorre, saberá disso.

❌ Falta de ar

Se não estiver habituado a fazer exercício e começar a correr durante um longo período a alta velocidade, poderá sofrer dificuldades respiratórias ao ponto de ter de parar. É muito fácil ultrapassar a passadeira porque não se vai a lado nenhum. Há um nome médico para ela chamado dispneia e pode ser muito angustiante.

❌ Dores de costas

É muito fácil segurar nos corrimões das mãos ou inclinar-se para a frente e correr sem forma ou boa postura. Mas todas estas coisas podem causar-lhe dores nas costas. Isto pode ocorrer durante o exercício ou algum tempo depois. Talvez as suas costas fiquem rígidas quando se levantar de manhã. Isto é facilmente feito, tornando-o um efeito secundário comum.

❌ Tonturas

Isto pode ocorrer se tiver vertigens ou tensão arterial baixa. Por vezes não pode haver causa para uma vertigem súbita que pode ocorrer enquanto estiver numa passadeira ou depois de se levantar. Por vezes, isto pode ser bastante debilitante e pode ser necessário parar de exercer por causa disso. Se isto acontecer frequentemente, então um médico poderá ser capaz de descobrir porque é que acontece.

❌ Paragem cardíaca

Ou um ataque cardíaco pode acontecer em algumas pessoas vulneráveis ou susceptíveis. Deve sempre procurar aconselhamento de um profissional de saúde, especialmente se for um pouco mais velho ou tiver uma condição médica subjacente. Este é um efeito secundário extremo, mas que ocorre. Muitos ginásios têm agora dispositivos de reanimação para ajudar as pessoas necessitadas.

❌ Acidentes

Embora não seja um efeito secundário médico enquanto tal, há muitos acidentes e algumas fatalidades de pessoas que usam uma passadeira todos os anos. Use a chave de paragem de emergência para que a máquina pare se cair e mantenha as crianças afastadas enquanto são jovens. Uma passadeira é uma máquina perigosa que se pode mover muito rapidamente, pelo que é necessário ter cuidado à sua volta.

Como reduzir os efeitos secundários negativos

👍 Sapatos de corrida

Recomendamos sapatos de corrida mesmo que se esteja a andar numa passadeira. São concebidos com amortecimento e apoiam o pé à medida que se move. São perfeitos para garantir que os seus joelhos não sofram tantos castigos e que as suas costas não sintam dor ou fiquem rígidas. Não têm de ser caros e podem realmente fazer a diferença.

Sapatos de corrida de boa qualidade podem ser dispendiosos, mas são um investimento necessário para o exercício da actividade. Coisas importantes a lembrar ao comprar sapatos de corrida são:

  • Tamanho adequado – os sapatos devem encaixar correctamente para ajudar a evitar lesões nos pés.
  • Com Choque de Absorção – os ténis normais não são normalmente concebidos para exercício pesado. Devem absorver o choque para que os músculos e articulações dos joelhos e pés tenham de absorver menos impacto.
  • Não gastos – os ténis de corrida desgastam-se rapidamente e devem ser substituídos após serem usados durante 500-800 km.
  • Desenhados para Correr – os sapatos que são concebidos para correr são mais leves e mais apoiantes do que os sapatos de ténis normais.

👍 Ande, não corra

Se tiver problemas de joelhos, talvez queira considerar caminhar. É muito mais fácil nos joelhos, uma vez que a perna não bate quando se corre. Use a inclinação para o tornar mais difícil e obter um treino melhor. Isto irá curar muitos dos efeitos secundários negativos que enumerei acima e torna a passadeira em algo que todos podem usar.

👍 Postura

Ter uma boa postura é essencial para um condicionamento muscular adequado. É importante que o corpo esteja numa posição natural e que as articulações não sejam excessivamente alongadas ou stressadas mais do que têm de ser. Uma inclinação de 2% ajuda a passadeira a imitar o solo exterior e a ter a mesma sensação que o exterior. Ter a passadeira colocada numa posição muito plana não é bom para os pés ou pernas. Veja o nosso artigo sobre os efeitos das passadeiras nas pernas.

Correr numa passadeira sem inclinação faz com que o praticante corra com os joelhos muito direitos, em vez de naturalmente macios e ligeiramente dobrados. Este movimento pode causar dor e tensão muscular nos joelhos e pés. Os joelhos não conseguem absorver adequadamente o choque quando estão demasiado direitos. Recomenda-se a utilização de uma passadeira sem motor para uma experiência de corrida mais natural.

Inclinar-se para a frente para se agarrar à barra na frente da passadeira pode desequilibrar um praticante. Isto provoca frequentemente tropeços e quedas à medida que o andarilho ou o corredor ganha velocidade.

👍 Veja a Inclinação

Caminhar sobre uma passadeira durante longos períodos de tempo pode causar dores e lesões no tornozelo porque o tornozelo está a ser flexionado repetidamente. O tornozelo deve ser devidamente apoiado e podem ser necessários exercícios adicionais de treino de força se os músculos do tornozelo estiverem fracos. Todos os praticantes devem falar com o seu médico sobre quaisquer lesões que sofram enquanto andam ou correm.

👍 Aquecimento e arrefecimento

Os músculos frios carecem de flexibilidade e fluxo sanguíneo, pelo que é importante aquecê-los antes de os colocar em stress através do exercício. Um bom aquecimento pode começar por caminhar lentamente durante 5-10 minutos e depois realizar alongamentos estáticos e exercícios de amplitude de movimento.

O arrefecimento dos músculos é uma parte importante da prevenção de lesões, porque os músculos apertam rapidamente se a actividade parar subitamente. Para arrefecer eficazmente os músculos, os praticantes devem correr ou caminhar a um ritmo mais lento durante os últimos 10% a 15% do seu tempo na passadeira. Devem também esticar as ancas, as pernas e a parte inferior das costas.

As lesões relacionadas com a passadeira são frequentemente causadas por alguém que esquece de aquecer e arrefecer os seus músculos.

👍 Correndo na passadeira

Utilizar uma passadeira não é o mesmo que correr numa pista, mas pode ser uma grande alternativa para as pessoas que se preocupam com a sua segurança física ou vivem num local onde o tempo está mau. Qualquer pessoa que inicia um programa de exercício deve ter em mente quaisquer problemas musculares ou outros problemas de saúde e adaptar o treino ao seu corpo.

É importante que cada pessoa ouça o seu corpo e faça um treino que funcione para ela e não cause dor ou lesões.

👍 Minimizar o impacto

É uma boa ideia para os praticantes rodarem a sua pélvis a cada passo. Deixar a anca ser puxada para trás com a perna permite a rotação de toda a parte inferior do corpo ao longo do eixo vertical. A rotação do corpo absorve a maior parte do choque de cada pé que atinge a cintura na passadeira.

Qualquer pessoa que corra numa passadeira deve certificar-se de que a sua passada é rápida e curta. Os exercitadores devem levantar os seus pés para minimizar a força de impacto transferida para as suas pernas pela superfície de corrida da passadeira.

👍 Oiça o seu corpo

As pessoas que entram num ginásio ou compram uma passadeira para venda para a sua casa estão muitas vezes ansiosas por perder peso ou ficar em melhor forma. Este entusiasmo faz muitas vezes com que o praticante empurre o seu corpo mais do que deveria e pode causar músculos tensos ou talas de canela. É importante que todos os que se exercitam comecem devagar e aumentem a sua velocidade não mais do que 15% por semana, para que o seu corpo se habitue gradualmente ao exercício físico. As lesões são frequentemente causadas ou exacerbadas pelo aumento da velocidade, ou pela inclinação demasiado rápida da passadeira e os praticantes devem parar a sua rotina e descansar durante um dia se o seu corpo não se sentir bem.

👍 Chave de paragem de emergência

Esta é a que reduz o maior número de acidentes e lesões. Muitas pessoas não a usam mas só demora um segundo a prendê-la na sua roupa. A chave de paragem pode evitar muitas queimaduras que as pessoas apanham ao cair de uma passadeira e ainda se move enquanto se deita sobre ela. É uma parte vital da característica de segurança da máquina e vale a pena usá-la.

👍 Inclinar e declinar

A inclinação é uma característica boa e popular de uma passadeira. Contudo, deve ser usada com moderação, não é natural subir uma colina durante um longo período e também não o deve fazer numa passadeira. É mau para os joelhos e articulações. É perfeitamente bom caminhar sobre uma inclinação. O mesmo é válido para um declínio que é muito mau para os joelhos.

Efeitos secundários positivos

Não há como fugir ao facto de que o exercício é muito bom para a nossa saúde em muitos aspectos. Beneficiamos física e mentalmente e esses benefícios melhoram quanto mais vezes o fazemos. Se o exercício regular fosse um comprimido, seria o medicamento mais frequentemente prescrito no mundo e seria chamado de cura milagrosa. Aqui estão os benefícios de usar uma passadeira:

  • Menos pressão sobre as articulações do que correr para fora
  • Perda de peso e manutenção do peso
  • Alivia a depressão e a ansiedade
  • Redução do stress
  • Aumenta a motivação
  • Reduz a tensão arterial elevada
  • Melhora o sistema cardiovascular
  • Constrói e mantém a massa muscular
  • Aumenta a densidade óssea e ajuda a prevenir a osteoporose
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue
  • Promove um sono melhor
  • Aumenta os níveis de energia
  • Impulsiona o seu sistema imunitário

Estes benefícios ou efeitos secundários positivos podem ser obtidos apenas através de exercício regular. A Organização Mundial de Saúde diz que é necessário fazer entre 75 a 150 minutos de exercício por semana. Isto pode ser apenas 30 minutos por dia, 3 dias por semana. Pode fazer isto caminhando sobre uma inclinação ou fazendo jogging numa passadeira.

Os aspectos positivos superam de longe os negativos

Tudo o que fazemos tem riscos, mesmo atravessar a rua pode prejudicar-nos. Se um profissional de saúde diz que se pode fazer exercício, então não há realmente desculpa para não entrar na sua passadeira. Talvez seja tendencioso, mas sinto-me fantástico quando corro regularmente e esses são os benefícios que posso sentir. Está a fazer muito bem ao meu corpo que eu não consigo sentir. O exercício é conhecido por ajudar a viver uma vida mais saudável e isso é algo que todos querem.

Os governos de todo o mundo recomendam aos seus cidadãos que façam exercício regularmente. Sempre que vejo o meu médico, perguntam se e com que frequência faço exercício. O nosso estilo de vida sedentário é prejudicial ao causar um aumento da diabetes e o peso médio das pessoas em todo o mundo está a aumentar para níveis sem precedentes. Precisamos de sair das nossas cadeiras e começar a andar.

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